Arqshoah logo

Comissão de Londres

Registro RG-ARQ/248
Classificação Ostensivo
Tipologia Oficio
Data 1939-03-29
Cidade Genebra
Estado Genebra
País Suíça
Código 25
No. Doc. 640.16 (99)
Páginas 2
Idioma Português

Instituição de origem

De: Hélio Lobo
Cargo: Representante do Brasil no Conselho de Administração da Repartição Internacional do Trabalho
Instituição:

Instituição de destino

Para: Oswaldo Aranha
Cargo: Ministro de Estado das Relações Exteriores
Instituição: Ministério das Relações Exteriores

Informe sobre as solicitação para entrada no Brasil de numerosos emigrados da Alemanha e antiga Áustria e residentes da Holanda, França e Suíça.

2. Além desses, somaram-se recentemente pedidos de israelitas italianos e tcheco-eslovacos.

3. Devido ao excesso de pedidos, Helio Lobo avisa que resolveu imprimir uma fórmula de resposta, pois não dispõe de pessoal e tempo para dar a cada um a atenção que merece.

4. Consigna essa fórmula que a Comissão de Londres está ainda em trabalhos preparatórios e que se o Brasil fizer uma proposta concreta, designará um funcionário especial para a seleção e os vistos.

5. Helio Lobo comenta que houve um mal entendido no Rio de Janeiro, que consiste no socorro de católicos refugiados, e que a ele foi incumbido dar 3000 permissões para emigrados não arianos. "A verdade é, como Vossa Excelência sabe, que tive instruções para comunicar à Comissão de Londres que nosso país, sob determinadas condições, estaria disposto a receber 3.000 israelitas agricultores". [p.2]

6. Algumas personalidades católicas, como o Cardeal Falhauber de Munique e o Monsenhor Wurtemberg, pediram refúgio para católicos perseguidos.

7. "Vossa Excelência me obrigaria providenciando para desfazer-se o equivoco em que está o mesmo Socorro, pois não me parece humano animar, involuntariamente estou certo, aos infelizes católicos que, de qualquer modo, procuram refugio no nosso ou em outros países". [p.2]

- Carimbo: S. de E. das Relações Exteriores. Serviço de Comunicações. 03/05/1939 nº 7313.
- Carimbo: Saido 03/05/1939.
- Nota: "Seguiu uma cópia por via aérea".