Arqshoah logo

Requerimento de Nicolau Manoel Kaufmann [Anexo V]

Registro RG-ARQ/426
Classificação Ostensivo
Tipologia Requerimento
Data 1943-06-08
Cidade São Paulo
Estado São Paulo
País Brasil
Páginas 4
Idioma Português

Instituição de origem

De: Nicolau Manoel Kaufmann
Cargo:
Instituição:

Instituição de destino

Para: Hildeberto Vieira de Mello
Cargo: Superintendente de Segurança Política e Social
Instituição:

Informa que requereu a obtenção de salvo-conduto permanente ou isenção do salvo-conduto alegando ser brasileiro naturalizado por merecimento e nunca ter voltado ao seu local de nascimento, portanto não pertence ao eixo.

Afirma que solicitou o salvo-conduto por ser fazendeiro no Paraná e precisar viajar constantemente. E que apesar dos motivos apresentados por ele teve seu pedido recusado por ter sido acusado de ter ideias simpáticas ao regime hitlerista, o que o faz se sentir profundamente decepcionado e ofendido pois se considera uma das grandes vítimas do hitlerismo.

Nicolau teve oito pessoas mortas e três suicídios em sua família por causa do hitlerismo. E que foi obrigado a entregar toda a sua fortuna ao Reich para poupar sua vida, tendo ainda que deixar o país. Indica que em anexo está o testemunho de Geza Reichman comprovando sua declaração.

Declara que toda a sua familia está residindo nos Estados Unidos e que tem sobrinhos prestando serviços na Armada e no exército daquele país. O que afirma poder ser apurado junto à Embaixada e ao Consulado Norte Americano no Brasil.

Mostra ainda carta de recomendação e apersentação do Consul Geral do Brasil em Paris, Mario de St. Brisson e declaração de José Eduardo Geiringer assim como de A.P. de Aguiar Whitaker, I.M. de Góes Calmon e Lopes da Cruz.

Cita ainda uma lista de dez pessoas que podem afirmar sua lealdade aos costumes e fidelidade às instituições democráticas do país.

Pede para que "seja havida como inexistente qualquer insinuação de que o mesmo suplicante seja simpatizante do hitlerismo" para que possa ser concedido ao suplicante o salvo-conduto permanente ou isenção de salvo-conduto.

"P. deferimento e JUSTIÇA"[P.04]

- Carimbo: Sup. Seg. Política e Social. Prot. Geral. Data de Entrada: 28/09/1948. Processo n° 50931.
- Informa arquivos de n°851 - 512 NCDMC de 11/08/1942 e 851 RIH/jvp, em São Paulo.
- Nota: Em origem entregado no dia 8/06/1943 com 11 anexos. (sem resposta).