Arqshoah logo

Novas Medidas Anti-semitas

Registro RG-ARQ/51
Classificação Reservado
Tipologia Oficio
Data 1937-07-02
Cidade Berlim
País Alemanha
Código 283
No. Doc. 640.16 (81)
Páginas 1
Idioma Português

Instituição de origem

De: Moniz de Aragão
Cargo:
Instituição: Embaixada dos Estados Unidos do Brasil em Berlim

Instituição de destino

Para: Mário Pimentel Brandão
Cargo: Ministro de Estado das Relações Exteriores
Instituição: Ministério das Relações Exteriores

Ofício reservado nº 283 de Moniz de Aragão, da Embaixada dos Estados Unidos do Brasil em Berlim para Mário Pimentel Brandão, Ministro de Estado Interino das Relações Exteriores, informando a recente resolução do comandante da Polícia do Reich sobre "as ordens severas para limitar ao mínimo possível as relações entre os funcionários públicos alemães e indivíduos de raça judia, de qualquer nacionalidade".

1. "Qualquer freqüentação pessoal entre um israelita e um funcionário do Reich será de ora avante considerada com um acto ilícito quando não responder a necessidades imprescindiveis de serviço e mesmo nesse caso essas relações devem ser reduzidas ao mínimo. Qualquer infração a essa determinação pode acarretar a demissão e mesmo prisão do funcionário."

2. "tal proibição também se aplica às visitas, mesmo de caráter particular, aos convites, à locação de apartamentos e de habitações, à residência em pensões, ou em casa de família judias, às comprar em [p.01] lojas e armazéns israelitas, ao recurso a um advogado e mesmo a um médico não ariano.

3. Uma excepção é feita para os casos de perigo de morte, nos quaes os enfermos arianos podem recorrer a médicos judeus." As resoluções são obrigatórias para os funcionários e familiares.

No que diz respeito aos mestiços judeus, a nova ordem prescreve que o assunto será resolvido sob a responsabilidade dos funcionários. O Comandante da Polícia, ao tornar público essas determinações, recomendou a todos funcionários públicos de se absterem de freqüentar os centros e meios "reacionários", que até agora não conseguiram se libertar da casta monarchia, ou outro". [p.02]

- Carimbo: S. de E. das Relações Exteriores. 06/08/1937. nº 09472.

- Registro sem reprodução do documento. A ser consultado junto ao Acervo do Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores - RJ.