Arqshoah logo

Inconvenientes da Imigração Semita [Anexo]

Registro RG-ARQ/579
Classificação Reservado
Tipologia Artigos
Cidade Bucareste
País Roménia
Páginas 10
Idioma Português

Instituição de origem

De: Labienno Salgado dos Santos
Cargo: Primeiro Secretário da Legação do Brasil em Bucareste
Instituição:

Instituição de destino

Para:
Cargo:
Instituição:

Neste artigo, Labienno Salgado dos Santos procura, em primeiro lugar, as causas para a perseguição aos indivíduos de origem semita empreendida pela Alemanha, e também pela Itália. Não considerando que se trata de "uma questão de crenças" [p.1], o autor aponta que o problema deriva das atitudes dos prórios judeus em relação a questões como nacionalidade, desenvolvimento de atividades econômicas e ganho de posições sociais privilegiadas "à custa da corrupção pelo dinheiro distribuído às oculta ou às claras" [p.3].

O primeiro "inconveniente" ao Brasil apontado pelo autor refere-se a participação de judeus como "agentes do comunismo" [p.3]. Além disso, a imagem negativa do Brasil feita por imigrantes de origem judaica que, "por serem avessos a agricultura", não conseguem trabalho.

Outro ponto negativo refere-se ao caráter hermético das comunidades judaicas. De acordo com Labienno Salgado: "Eles se adaptam à terra, mas não à gente. O judeu se casa com uma judia e os filhos quasi sempre seguem a mesma norma, resultando disso a constituição de núcleos israelitas que vários países da Europa conhecem desde o início do cristianismo. Se isso faziam no inicio [p.5], forçados pelas circunstâncias, hoje êles o praticam por instinto de defêsa da raça e da nacionalidade" [p.6].

Em síntese, o autor expressa um ponto de vista contrário a imigração judaica ao Brasil, uma vez que afirma que estes indivíduos mostram grande desinteresse pelo país e "podem prejudicar os nossos interesses e a constituição da nossa nacionalidade" [p.10].

- Anexo ao Ofício nº 150, de 12 de Setembro de 1938.