Arqshoah logo

inquérito sobre a Associação Democrática Alemã

Registro RG-ARQ/808
Classificação Ostensivo
Tipologia Informe
Data 1946-11-08
Cidade São Paulo
Estado São Paulo
País Brasil
Páginas 4
Idioma Português

Instituição de origem

De:
Cargo:
Instituição: Secretaria da Segurança Pública. Departamento de Ordem Política e Social.

Instituição de destino

Para:
Cargo:
Instituição:

"Antigos componentes do "Movimento de Alemães Livres", fundado nesta Capital durante a última guerra, estavam tentando a formação de uma sociedade de fins culturais entre compatriotas seus, e para tanto, realizaram várias reuniões sem a indispensável autorização deste D.O.P.S." [p.1]

Em 23/02/1946 chegou ao conhecimento do "SS" que uma nova reunião seria realizada na sede do "Centro dos Bancários". "Tomadas as medidas cabíveis no caso, por se tratar de reunião clandestina, este Serviço compareceu ao local e alí foi encontrar, realmente, um grupo de alemães, reunidos, discutindo o assunto relativo a organização de uma sociedade que passaria denominar-se "Associação Democrática Alemã" [p.1]

Foi instaurado inquérito a respeito e ficou apurado que essa Associação foi fundada sob a inspiração de elementos comunistas, tais como Abelcio Bittencourt Dias e Stefan Baron. O primeiro cofessou ser comunista e ao ser perguntado se teria a possibilidade de propagar o programa do Partido Comunista respondeu que sim e que seria mais um passo para a consecução do programa do "Partido Comunista do Brasil". O segundo confessou que "tem simpatias pelo comunismo"[p.1], sua confissão é corroborada pelos documentos e livros apreendidos em sua residência, que se conpõe em sua maioria de obras comunistas.

"Não restam dúvidas, parece-nos, que a "Associação Democrática Alemã" foi fundada por comunistas que, cedo ou tarde, passariam a dar-lhe orientação extremista, tudo de acordo com quanto foi possivel colher nestes autos.

O presente inquérito não apurou que, tanto a sociedade, como Stefan Baron, tivessem, já, exercido atividades comunistas. Entretanto, agindo de forma preventiva, este "SS" cosneguiu evitar que a organização, composta na sua maioria de estrangeiros, que não podem e não devem imiscuir-se em política, se ampliasse e, quiçá, viesse a oferecer motivo mais sério para o futuro, para uma repressão mais acentuada." [p.1] Datado de 04/07/1946, São Paulo, assinado por geraldo cardoso de Mello, Delegado-Chefe do "SS".

- Cópia.
- Consta no documento informações de apensamento e desaprensamento, devolução de protocolos e processos, remessa de autos de inquérito, devolução, junção a outros prontuários entre outros trâmites burocráticos.
- Assinado por: Dinah de Souza Campos e Raymundo Roberto de Paula, Chefe do Arquivo Geral.