Arqshoah logo

Nota Verbal enviada pela Sociedade de colonização no Estrangeiro [Anexo]

Registro RG-ARQ/859
Classificação Ostensivo
Tipologia Nota
Data 1937-07-09
Código E. 1046
Páginas 1
Idioma Português

Instituição de origem

De:
Cargo:
Instituição: Ministério dos Negócios Estrangeiros

Instituição de destino

Para:
Cargo:
Instituição: Embaixada do Brasil em Berlim

Em aditamento a Nota Verbal de 29 de junho de 1937-Kult. E650/37, o Ministério dos Negócios Estrangeiros comunica á Embaixada do Brasil o seguinte:

A "Gesellschaft für Siedlung im Auslande" (Sociedade de Colonização no Estrangeiro) Berlim, deu conhecimento ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da carta dessa Embaixada, de 2 de Julho de 1927, que lhe fora dirigida da qual se depreende que o retardamento na concessão das autorizações de livre desembarque para os colonos alemães foi motivado pelo fato de não haver a Companhia, em tempo oportuno, obtido autorização para colonizar o Brasil.

Explica que a referida Companhia desde o ano de 1932 vem trabalhando em perfeita harmonia com o Governo do Paraná em serviço de colonização, tendo já emigrado já mais de 100 famílias sem dificuldade. Além disso, logo que a Companhia teve conhecimento do motivo do impedimento, providenciou para que fosse preenchida a deficiência de formalidades alegada, enviando em 28 de abril um contrato social , legalizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Embaixada do Brasil, incumbindo o seu representante em Curitiba, o Senhor Erich Finman, de apresentar o referido documento ás autoridades competentes. O referido representante compareceu pessoalmente no Departamento Nacional de Povoamento, no Rio de Janeiro.

- Tradução.- Anexo ao ofícionº305 de 15 de Julho de 1937.