Arqshoah logo

A influencia dos judeus nos orgaos de publicidade da Holanda

Registro RG-ARQ/874
Classificação Ostensivo
Tipologia Oficio
Data 1938-12-23
Cidade A Haia
Estado Zuid-Holland
País Países Baixos
Código 234
No. Doc. 640.16(99)(86)
Páginas 4
Idioma Português

Instituição de origem

De: J. de Moraes Barros
Cargo:
Instituição: Legação do Brasil em Haia

Instituição de destino

Para: Oswaldo Aranha
Cargo: Ministro das Relações Exteriores
Instituição: Ministério das Relações Exteriores

J. de Moraes Barros, representante da Legação do Brasil em Haia, relata para Oswaldo Aranha, Ministro das Relações Exteriores, a influência exercida por israelitas nas agências de publicidade holandesas, e qual sua relação com a formação da opinião pública da Holanda.

2. A propaganda alemã tende a afirmar que as agências difusoras de informação da Holanda estão nas mãos de israelitas, sendo estes proprietários ou ocupando todos os cargos de direção e redação.

J. de Moraes Barros procura demonstrar como a propaganda alemã não corresponde minimamente à realidade, uma vez que indivíduos de origem israelita ocupam uma parcela muito pequena dos cargos nas agências de informação. Assim sendo, não pode ser estabelecida nenhuma relação direta entre a presença israelita nestas agências e a opinião pública holandesa.

Nem mesmo os jornais de cunho socialista possuem judeus em suas diretorias ou redações, apenas alguns ocupando cargos menores.

15. "Na Holanda não existem revistas de cor política. Entre as revistas literárias, econômicas, científicas ou de arte não há nenhuma que seja propriedade de israelitas ou que seja editada ou influenciada por eles". [p.4]

16. "Existem na Holanda seis empresas radiodifusoras.[...] Nenhuma dessas empresas tem capitais de israelitas como também não têm dietores ou pessoas influentes da mesma raça". [p.4]

- Carimbo: S. de E. das Relações Exteriores. Serviço de Comunicações. 19/01/1939. nº 01378.- Carimbo: Saído 19/01/1939.