Arqshoah logo

Interior de Pobres II

Registro RG-ICO/26
Suporte Tela
Técnica A óleo
Tipologia Pintura
Author name Lasar Segall
Data 1916-01-01
Cidade São Paulo
Estado São Paulo
País Brasil
Natureza do objeto Réplica
Cortesia de Museu Lasar Segall

Interior de Pobres II, da obra de Lasar Segall.
Pintura em tons amarelados e amarronzados, tridimensional. Relata possivelmente um 'ritual fúnebre', obscuro. Ela atesta um recuo significativo frente as vertentes mais radicais da arte moderna (exercitadas por Segall em um passado recente). Nesta Obra, Segall situa os personagens em um espaço que, apesar de toda a circunspecção e alheamento as regras mais tradicionais da representação ilusionista, desdobra-se em planos que levam o olhar do observador a penetrar em todos os meandros do cenário.

Lasar Segall:  renomado artista plástico judeu e um dos principais nomes do modernismo brasileiro,  nasceu em 21 de julho de 1889, na cidade de Vilna (capital da atual República da Lituânia). Com influências do expressionismo e impressionismo, Segall abrange diversas temáticas em suas obras e teve a migração como foco principal em muitas delas. Por ser judeu e discriminado como tal na Alemanha onde estudou, a perseguição, a discriminação e a violência fizeram parte de toda a sua infância, vivida sob o regime czarista vigente no Império Russo. Engajado politicamente e com responsabilidade social, retratou as imigrações, os pogroms e o Holocausto, em muitas de suas obras[3]. Grupo de emigrantes no Tombadilho (1928), Emigrantes (1929), Primeira Classe (1929) e Navio de Emigrantes (1939-1941) são exemplos de representações dessa temática. Em Navio de Emigrantes, obra produzida no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1941), o artista retratou a intensa experiência da migração, enquanto um artista migrante auto-exilado no Brasil, com o intuito de expressar seus sentimentos de protestos e angústia diante do destino forçado de milhares de judeus refugiados e aqueles que foram assassinados em campos de concentração. Segall faleceu em São Paulo (SP), Brasil, em 02 de agosto de 1957. Toda a sua obra pode ser visitada no Museu Lasar Segall, com sede na Rua Berta, n. 111, Vila Mariana, em São Paulo.

Saiba mais: http://www.museusegall.org.br/acervo/

Bibliografia:
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; LAFER, Celso. Judeus e Judaismo na Obra de Lasar Segall. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci, “Lasar Segall: Artista-símbolo dos judeus na diáspora”, In: revista Morashá, 2021. Disponível em: http://www.morasha.com.br/arte-e-cultura/lasar-segall-artista-simbolo-dos-judeus-na-diaspora.html. Acesso em: 02 ago 2022.