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Emigrantes

Registro RG-ICO/30
Suporte Bronze fundido
Técnica Outro
Tipologia Escultura
Author name Lasar Segall
Data 1934-01-01
Cidade São Paulo
Estado São Paulo
País Brasil
Natureza do objeto Réplica
Cortesia de Museu Lasar Segall

"Esta escultura e fundamentalmente uma tradução, para o universo das três dimensões, dos valores assumidos pela pintura segalliana do estagio francês. Porem, o titulo original - Emigrantes - a retira de seus vínculos puramente formais, transportando-a a condição de símbolo de uma situação social determinada - a emigração - em que seres humanos são mercadejados, a mercê do acaso e das injustiças. Para Geraldo Ferraz, a 'posição das figuras e de grande recolhimento. Um frio de desolação encolheu nas dobras sem detalhes do bronze as mãos dos quatro emigrantes. E as cabeças perscrutam os horizontes para todos os lados. [...] A figura central serena com a fronte bem erguida não tem desesperança nem esperança nos olhos vastos. Mas toda a solidariedade dessa ilhota humana se dirige para a compreensão de seus semelhantes, afirmando o seu direito a vida' (1935)." (CHARELLI, 2008)

Referência bibliográfica: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci, STRAUSS, Dieter. Brasil, um refugio nos tropicos - Brasilien, Fluchtpunkt in den Tropen. Sao Paulo: Estação Liberdade, 1996. CHIARELLI, Tadeu. SEGALL realista. São Paulo: Museu Lasar Segall - IPHAN/MinC, 2008.

Lasar Segall:  renomado artista plástico judeu e um dos principais nomes do modernismo brasileiro,  nasceu em 21 de julho de 1889, na cidade de Vilna (capital da atual República da Lituânia). Com influências do expressionismo e impressionismo, Segall abrange diversas temáticas em suas obras e teve a migração como foco principal em muitas delas. Por ser judeu e discriminado como tal na Alemanha onde estudou, a perseguição, a discriminação e a violência fizeram parte de toda a sua infância, vivida sob o regime czarista vigente no Império Russo. Engajado politicamente e com responsabilidade social, retratou as imigrações, os pogroms e o Holocausto, em muitas de suas obras[3]. Grupo de emigrantes no Tombadilho (1928), Emigrantes (1929), Primeira Classe (1929) e Navio de Emigrantes (1939-1941) são exemplos de representações dessa temática. Em Navio de Emigrantes, obra produzida no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1941), o artista retratou a intensa experiência da migração, enquanto um artista migrante auto-exilado no Brasil, com o intuito de expressar seus sentimentos de protestos e angústia diante do destino forçado de milhares de judeus refugiados e aqueles que foram assassinados em campos de concentração. Segall faleceu em São Paulo (SP), Brasil, em 02 de agosto de 1957. Toda a sua obra pode ser visitada no Museu Lasar Segall, com sede na Rua Berta, n. 111, Vila Mariana, em São Paulo.

 
Bibliografia:
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; LAFER, Celso. Judeus e Judaísmo na Obra de Lasar Segall. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci, “Lasar Segall: Artista-símbolo dos judeus na diáspora”, In: revista Morashá, 2021. Disponível em: http://www.morasha.com.br/arte-e-cultura/lasar-segall-artista-simbolo-dos-judeus-na-diaspora.html. Acesso em: 02 ago 2022.