Arqshoah logo

Trabalhos forçados no campo de Lakatnik

Registro RG-ICO/639
Suporte Papel
Técnica Gelatina/prata
Tipologia Fotografia
Author name Fotógrafo não identificado
Data 1942-01-01
Cidade Лакатник
Estado Софийска
País Bulgária
Natureza do objeto Réplica

Trabalhos forçados no campo de Lakatnik, Bulgária, 1942.

Quando migrou da Bulgária para o Brasil, em 1948, Licco Max Haim, pai de Salvator Licco Haim, trouxe na bagagem um material que, décadas depois, revelou-se um tesouro histórico: filmes que mostram o dia a dia de judeus em um campo de trabalhos forçados na 2ª Guerra Mundial.
Judeu nascido na Áustria, Licco morava na Bulgária, que na época era aliada da Alemanha nazista. Em 1941, foi enviado para o campo de Lakatnik, a 40 km da capital, Sófia. Lá, participou da construção de uma estrada junto com outros judeus, ciganos e minorias discriminadas. Anos depois, migrou com a família para o Brasil, onde morou por 54 anos, até sua morte.
Fonte:  http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/filme-raro-achado-no-brasil-mostra-vida-de-judeus-em-campo-da-bulgaria.html

História de Vida de Salvatore Licco Haim, publicada na Coleção Vozes do Holocausto: História de Vida: refugiados do nazifacismo e sobreviventes da Shoah - Brasil: 1933-2017, coordenada por Maria Luiza Tucci Carneiro e Rachel Mizrahi, São Paulo : Maayanot, 2018, Vol. 3, p. 105 - 131.